sexta-feira, 4 de junho de 2010

LEGALIZAÇÃO da MACONHA

Mesmo não tendo muita vocação para as letras,vou tentar organizar aqui as idéias sobre esse assunto tão polêmico,como exercício de relaxamento e musculação cerebral.
A maconha é provavelmente a droga,ou dádiva(como eu prefiro chamar),mais mitificada no mundo.O esforços para criminalizá-la foram e são tão intensos que dificilmente há um debate imparcial e esclarecedor sobre o tema.
Vamos organizar então...
Argumentos mais comuns de quem defende a criminalização:
1)”O usuário é quem financia o tráfico”.
Mentira.Quem financia o tráfico é quem financia a proibição.Mas quem financia a proibição?
a)Indústria armamentista;
Onde há guerra contra alguma droga ,há armas,e o Rio de Janeiro é um mercado extremamente lucrativo,por exemplo.
b)Indústrias têxteis;
A cannabis,mais especificamente a “ruderalis”,gera uma fibra de alto rendimento e durabilidade para a fabricação de têxteis,que pode concorrer com muita vantagem com o Algodão por exemplo.
c)Indústrias das drogas legais;
c1-Indústria farmacêutica:
Imagine que em uma pequena cidade,o único fabricante de remédio para enjôo recebe a notícia de que as pessoas estão plantando louro em seus quintais ,e a venda do seu produto cai à cada dia.Será que ele iria gostar?O mesmo precede com os remédios para dôr de cabeça,glaucoma,ansiedade,insônia,estimuladores de apetite(será que o Biotônico Fontoura paga algum para a vigilância sanitária?),etc...Mas essa lista é muita mais vasta pois as pesquisas de uso medicinal da cannabis são extremamente restritas.
c 2-Indústria do Álcool e tabaco:
É notório que a maconha apresenta níveis de dependência infinitamente menores do que essas duas drogas,além dos níveis de deterioração física(tanto pulmonar quanto hepática e cerebral).A concorrência é desleal.
d)Indústria religiosa;
A igreja católica por exemplo não gostaria de perder fiéis para o ratafarianismo ou para simples usuários de quem mantém uma relação xamanística com a maconha.
2)”A maconha deixa agressivo”;
Também tá errado.Quem fuma maconha tende à um comportamento mais calmo e contemplativo.Além disso trata a ansiedade,uma das principais causas dos comportamentos mais agitados e agressivos.
3)”Quem fuma maconha não pode dirigir”;
Não é verdade.Quem fuma tende à dirigir mais devagar e com mais prudência.A maioria avassaladora dos acidentes de trânsito por uso de drogas são causados pelo álcool.
4)”A maconha é a porta de entrada para as demais drogas”;
Não há estudos que comprovem essa verdade absoluta.Muitas pesquisas mostram que o álcool age muito mais como porta de entrada pelo simples fato de ser uma droga com efeito permitivo.Por exemplo,quem geralmente é tímido e bebe numa boate ,costuma se soltar e muitas vezes dançar mais que todo mundo da festa.
5)”Quem fuma maconha deprime e se isola do mundo”;
A maconha não deprime.Ela realmente tem um efeito realçador do estado de quem a usa.Portanto quem está deprimido e fuma,a probabilidade de intensificar esse sentimento é grande.Quanto ao afastamento também é um equívoco .A cannabis é uma droga extremamente socializadora e amigável.
6)”Se legalizar a maconha todo mundo vai fumar muito”;
Tabém não é verdade.Em Portugal o porte de drogas foi reduzido de crime federal para crime administrativo.Foi notória a redução do cunsumo não só da maconha,mas como de todas as drogas.
Além do mais,todo mundo já fuma muito.
7)”Quem fuma maconha não pode ter uma carreira esportiva”;
Michael Phelps e Giba,são os melhores do mundo em suas categorias,respectivamente nadador e ponteiro de vôlei de quadra e estão ai para provar que isso não é verdade.
8)"Maconha mata neorônio";
Não existem pesquisas que comprovem esse fato.Certas pesquisas mais recentes sugerem que na verdade a cannabis seria um multiplicador deles.O usuários abaixo dos 16 anos de idade podem sim apresentar sequelas mais permanentes pois os neorotransmissores estão em intensa transformação nesse período.

Tem muito mais,mas não lembro agora,esses são os mais comuns.Mas o fato é que a legalização da Maconha é mais que urgente.Essa mudança na lei nos trará vários benefícios como:
a)Fortalecimento da economia e geração de empregos.
b)Arrecadação impostos,que podem ser usados em políticas de prevenção e redução de danos.
c)Diminuição da violência e da corrupção.
d)Oportunidade do usuário de saber a procedência da planta.
e)Diminuição da hipocrisia e desmarginalização de toda uma classe.

Alguns vídeos elucidantes:
http://www.youtube.com/watch?v=J58YUol_PiA
http://www.youtube.com/watch?v=yXIwXz-pHWA&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=BzGpmZh5V94&feature=related (esse é um documentário maravilhoso,é pra ver estilo cinema,com pipoca e tudo!)

beijo pra geral e legalize já!


Danilo/Forfun.

Um comentário: